English | Português
Busca

#FACEBOOK
#TWITTER
#YOUTUBE

Benefícios da Stevia

A natureza vive nos presenteado, e a Stevia é um desses doces presentes para nós.

Com capacidade de adoçar 300 vezes mais que o açúcar de cana, a Stevia não tem calorias e é diurética, por isso o "glicosídeo" de stevia deve ser uma parte importante na dieta de pacientes diabéticos. A razão é a sua ação "hipoglicemia", que melhora a circulação das pâncreas, estimulando a secreção de insulina, reduzindo o nível de glicose no sangue.

Sua folha possui um gosto muito doce. Seu princípio doce, o glicosídeo, foi primeiramente isolado na Alemanha em 1908. Mas, já era usada anteriormente por índios Guaranis devido a suas propriedades medicinais.

Hoje em dia, tem sido usada também como adoçante natural, e essa é a maior expertise da Stevia Soul para você.

Por isso criamos esse espaço totalmente dedicado a explicar os benefícios da Stevia para sua saúde e bem estar.


Origem do uso da Stevia:

O uso da Stevia para melhorar o sabor de alimentos e bebidas começou há séculos atrás, nas Florestas Tropicais do Paraguai e do Brasil, habitadas pelos índios Guaranis. É amplamente conhecida e usada na Coréia, Tailândia, China e Japão.

Os primeiros estudos com Stevia foram publicados já em 1800. A primeira descrição da Stevia foi publicada em 1899, pelo Dr. Moisés Santiago Bertoni do Paraguai.

De acordo com o folclore, os índios Guaranis do Paraguai usam esta erva há 2000 anos. Estima-se que no século passado, muitos usuários consumiram 5 a 10 gramas diárias de Stevia na erva-mate quente e no café. Apesar do uso desta quantidade significativa, não foi relatado nenhum resultado nocivo da ingestão continuada da Stevia.

No Japão a Stevia está sendo usada como adoçante natural há 30 anos e também não apresentou efeitos colaterais, nem efeitos contraceptivos como os descritos mais abaixo.

Quando os Guaranis descobriram as numerosas propriedades curativas da Stevia, passaram a considerá-la um tesouro sagrado.

Era usada para refrescar a boca e para reduzir o gosto acentuado da erva-mate. Relata-se que os paraguaios usavam Stevia para adoçar bebidas alcoólicas e para melhorar o gosto do tabaco. Também preparavam pequenas cápsulas que o curandeiro da tribo dava a todas as pessoas com fadiga física e emocional ou o que nós conhecemos hoje como diabetes. Também aprenderam rapidamente sobre sua ação tônica sobre o estômago – algumas folhas em água quentes traz alívio para um estômago sobrecarregado, em apenas alguns minutos.

Aprenderam que em casos de apatia, letargia e tontura, a ingestão do líquido de Stevia concentrado (retirado da cocção das folhas de Stevia, possuindo coloração marrom e intensamente doce), restauraria energia e alerta mental.

Começaram a aprender que este mesmo líquido poderia curar quase todos os tipos de cortes e dores do corpo e lábios, inclusive dentro da boca e tinha um tempo de validade de anos. Também aprenderam que poderia ser usado para curar numerosos tipos de problemas de pele, até mesmo suavizando a pele e reduzindo rugas.


O uso da Stevia Hoje:

O que faz a Stevia ser tão atraente hoje como um adoçante, é que, estudos demonstraram que o corpo humano não digere, nem metaboliza este glicosídeo intensamente doce. Ele não se modifica durante a passagem no trato gastrointestinal, sem ser assimilado. Assim, não obtemos calorias da Stevia pura e de todas as formas de consumo, possuindo um índice glicêmico igual a zero.

Além disso, as folhas de Stevia são altamente nutritivas, contendo vários nutrientes deficientes na alimentação diária, entre eles:

Sais minerais como:
Alumínio, Cálcio, Cromo, Cobalto, Flúor, Ferro, Magnésio, Manganês, Fósforo, Potássio, Selênio, Sódio, Estanho, Zinco;

Vitaminas como
Ácido ascórbico (vitamina C), Beta-caroteno (precursor vitamina A), Niacina, Riboflavina, Tiamina (vitaminas do complexo B);

Outros
Cinza, Astroinulina, Dulcosídeos, Fibra, Rebaudeosídeo, Silicone, Steviosídeo e água
Glicosídeos diterpeno, inclusive um flavonóide chamado Rutina
Óleo essencial com 53 componentes, incluindo óleo de cânfora e limoneno
Flavonóides como Apigenina, Luteolína, Kaempherol, Quercitrina e Quercitina
Steviol (alguns estudos referem que este steviosídeo age como um hormônio do crescimento, estimulando o crescimento de certas plantas e vegetais)

Vitamina K
Apesar de não estar presente na lista, ela está presente nas folhas, pois é produzida pelas folhas das plantas verdes, durante o processo de fotossíntese;

Clorofila
Também falta na lista, mas está presente em todas as folhas e plantas verdes e, conseqüentemente, na stévia também.
Apesar de alguns destes nutrientes talvez não estarem presentes em quantidades suficientes para produzir o efeito terapêutico sozinho, em conjunto, podem produzir efeitos interessantes.


ADOÇANTE NATURAL
As preferências alimentares por doces são desenvolvidas, tanto pelas crianças como adultos, a partir de suas próprias experiências alimentares e, portanto, variam consideravelmente de indivíduo para indivíduo.

Hoje em dia, existe uma grande gama de adoçantes disponíveis no mercado com a capacidade de proporcionar sabor doce e sem a energia associada ao açúcar.

Entre este grande grupo de compostos encontramos os edulcorantes intensos, como é o caso do aspartame, acessulfame-K, sacarina, sucralose, e glicosídeos steviol que apresentam sabor doce, várias centenas de vezes superior ao do açúcar.

Mas, ao contrário de outros edulcorantes intensos, os glicosídeos steviol tem sua origem totalmente vegetal. O steviosídeo, extrato doce da Stevia, sendo substituto da sacarina, têm vantagens como não ser tóxica, pelo contrário, é saudável, como mostrado em experiências e estudos, é um agente adoçante de grande poder.

Os glicosídeos steviol permitem aos consumidores usufruir de um sabor doce sem aumentar a ingestão diária de energia, uma vez que não contêm calorias significativas.

Os edulcorantes de alta intensidade podem constituir uma ajuda eficaz no controlo de peso, quando utilizados na dieta como uma alternativa à adição de açúcar. Indivíduos com uma doença genética rara, conhecida como fenilcetonúria (PKU) devem controlar a sua ingestão de fenilalanina, incluindo o aspartame: para estas pessoas os glicosídeos steviol apresentam-se como uma óptima opção de edulcorante livre de fenilalanina.

A Stevia não apenas melhora o gosto de alimentos e bebidas, mas também nutre o pâncreas e ajuda a manter os níveis normais glicemia (açúcar no sangue) e pressão sangüínea. Pode ajudar a destruir bactérias orais nocivas, reduzindo cáries e parando com sangramentos de gengiva.

Segue alguns benefícios da Stevia para o auxílio ou prevenção de doenças:

•Cardiotônico: para o funcionamento normal do coração. Sua ingestão constante fortalece o sistema vascular.

•Ação digestiva: suas propriedades diuréticas e antiácidas permitem  eliminar por vía urinária, as toxinas acumuladas pela má nutrição.

•Ação antimicrobiana: o extrato de Stevia líquido, in vitro, eliminando bactérias patogênicas como E. Coli 0157, Salmonela, Estafilococos aureus, Bacilos, Vibrio hemolítica e não afetou as bactérias benéficas, como bifidobactéria e bactérias lácticas (Sato, 2000).

•Anticárie: pa Universidade de Purdue, mostraram que o esteviósido é 100% compatível com flúor, inibe o crescimento de plaquetas e reduzir a cárie dentária. Por não fermentar usado em cremes dentais, enxaguatórios bucais, gomas de mascar para proteger o esmalte do dente.

•Efeito da derme: tem capacidade para revitalizar as células da pele. A aplicação de uma "máscara facial", por exemplo, produz um estiramento e suaviza a pele, no qual ajuda na cura de várias doenças como acne, dermatite, seborréia, eczema. Além disso, cicatriza cortes na pele rapidamente.

•Atividade antioxidante: o extrato líquido Stevia possui componentes antioxidantes no organismo para benefícios da saúde

Alteração do metabolismo dos carboidratos (diabetes ou hipoglicemia), inclusive para controle do apetite e do peso, Hipertensão, Baixa imunidade (melhora de gripes e resfriados), Fadiga, Queimaduras, Cortes (sem deixar cicatriz), Dor, Problemas de pele, Cicatrização de herpes labial, Desconfortos digestivos, Dor de garganta, Rugas faciais e controle da acne, Energia mental e física, Reduzir desejo de fumar.

Stevia é um diurético natural e suave. O excesso de água no organismo pode aumentar o peso, a fadiga física, a pressão arterial, enquanto pode reduzir a habilidade mental e digestão efetiva. A Stevia ajuda o organismo a eliminar este excesso de água.

A Stevia ajuda a reduzir o desejo por comida e por doces, chocolates, gorduras, etc. Este efeito, reduz calorias (glicose), também regula a insulina e do corpo, portanto, armazena menos gordura.

Referências Bibliográficas

1. EUFIC podcast “Managing sweetness”. Presentation of France Bellisle.

2. EUFIC Food Today n° 49 (2005) Low-calorie sweeteners, more than just a sweet taste

3. Phelan S, Lang W, Jordan D and Wing RR (2009) Use of artificial sweeteners and fat-modified foods in weight loss maintainers and always-normal weight individuals. International Journal of Obesity advance online publication 28 July 2009; doi: 10.1038/ijo.2009.147

4. Joint FAO/WHO Expert Committee on Food Additives (JECFA). Evaluation of certain food additives. WHO Technical Report Series 952, 2009.

5. FDA response letter GRAS Notice No. GRN 000253, 17 December 2008.

6. French Ministry of Economy, Finance, and Employment. Arrêté du 26 août 2009 relatif à l’emploi du rébaudioside A (extrait de Stevia rebaudiana) comme additif alimentaire. Le Journal officiel de la République française, Edition n° 0206, 6 September 2009.

#nasredessociais
cadastre-se e receba nossa newsletter

 
Todos os direitos reservados de Stevia Soul
Rua Stevia, 300 - Pq. Industrial Bandeirantes III | 87070-140 | Maringá-PR | +55 44 2101.4335